12 de abril de 2023

Tempo de permanência no site: Quais as melhores estratégias para aumentar essa métrica

Por marcoguimaraes

A permanência no site é uma métrica de rankeamento muito importante utilizada pelo Google e outros motores de busca. Assim, quanto mais tempo o usuário fica na página, maiores são as chances dela aparecer nas primeiras opções de pesquisa.

Mas, embora essa seja uma questão imprescindível em qualquer estratégia de prospecção no digital, é comum vermos empreendedores digitais com dificuldades nesse aspecto. 

Dessa forma, hoje iremos mostrar 5 formas de aumentar o índice de permanência no seu site e melhorar ainda mais a experiência do usuário.

Por que é fundamental que o usuário permaneça na sua página? 

Veja que, acima de tudo, o Google preza pela boa navegação do usuário. Sendo assim, separamos alguns motivos que nos ajudarão a entender a importância dessa métrica:

Seu site na SERP (primeira página do Google)

A regra utilizada é bem simples: Se o visitante passa bastante tempo no seu site, significa que ele não apenas achou o que estava procurando, como também está tendo uma boa experiência de navegação. Por isso, investir na criação de um site que seja focado em usabilidade é fundamental, pois dessa forma você conseguirá reter por mais tempo o usuário em seu site, já que ele terá facilidade de uso.

Por outro lado, se o tempo de estadia for baixo, a taxa de rejeição tende a ser maior, fazendo com que o nível de alcance da página seja reduzido.    

Validação de conteúdo 

A permanência na página é uma excelente forma de avaliar a qualidade do conteúdo postado. Em outras palavras, se o seu público passa bastante tempo lendo seus artigos, é provável que eles estejam gostando do que estão vendo. Afinal, sites com layouts ruins e textos desinteressantes não costumam prender a atenção de ninguém.

Aumento no volume de conversões

De antemão, saiba que as conversões não estão necessariamente ligadas às vendas – solicitar que a sua lead entre em contato, deixe um email ou até mesmo faça o download de um ebook também é chamado de conversão.

Fato é que, independente da sua estratégia, a permanência no site exerce forte influência na jornada de compra do consumidor, aumentando consideravelmente a probabilidade do seu público tomar a ação que você deseja.  

Confira 5 formas de elevar o índice de permanência no seu portal

Tempo de carregamento da página 

A princípio, a velocidade de carregamento do site é um dos grandes responsáveis pelo aumento da taxa de rejeição. Desse modo, realize testes e verifique quanto tempo seu site demora para carregar – segundo especialistas, o ideal é que não demore mais de 2 segundos. 

Invista em design responsivo 

Você já abriu um site do seu celular e percebeu que os elementos da página estavam tortos e mal distribuídos? Se sim, saiba que esse é um grande exemplo de site sem design responsivo.

Portanto, certifique que você tenha um site responsivo, e, assim, funcionará da mesma forma em qualquer dispositivo, seja um smartphone, desktop, notebook ou Ipads.

Crie artigos com bastante informação 

Quando você cria artigos completos e educativos, o Google atribui um grau de relevância maior a eles, fazendo com que sejam exibidos com mais frequência. 

Algumas pessoas afirmam que textos com mais de 2000 palavras costumam trazer melhores resultados. Entretanto, ao invés de focar na quantidade de palavras, procure desenvolver textos que de fato tirem as dúvidas das pessoas independente da sua volumetria.

Faça a publicação de vídeos 

Junto à criação de textos, lembre-se de publicar vídeos para aumentar o nível de permanência do usuário.

Por exemplo, vamos imaginar que você coloque um vídeo de 10 minutos no início do artigo. Caso o visitante permaneça todo esse tempo assistindo ao material, o Google entenderá que a sua página oferece um conteúdo de qualidade e passará a colocá-la como referência para aquele tema em específico. 

Uso de chatbot 

Por fim, dentre todas as opções citadas acima, o uso de chatbots é certamente um dos principais métodos de retenção utilizados atualmente. 

Após investir no desenvolvimento de chatbot, seus leads vão conseguir se comunicar com muito mais facilidade, devido a praticidade e alto grau de interatividade dessa ferramenta. 

Além disso, a implementação de chatbots no seu website permite que você aumente ainda mais o volume de vendas, automatize o suporte ao cliente e, consequentemente, eleve a experiência de navegação.

E então, viu como é fácil aumentar o nível de permanência do seu site? Para mais informações, acesse nosso site e entre em contato conosco agora mesmo.