Todas empresas desejam aumentar as suas vendas não é mesmo? E para que isso aconteça elas criam um site institucional a fim de alcançar seus objetivos. Apesar de toda empresa ter o objetivo de criar seu site, quando realizado, não é garantia automática de resultados.

É necessário inspecionar seu domínio e monitorá-lo detalhadamente, assim você vai encontrar uma estratégia excelente para o aumento de suas vendas, para que você monte a estratégia perfeita para obter os melhores resultados da sua empresa, existem ferramentas que ajudam no monitoramento e na visibilidade do seu site na internet, e uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o Google Search Console.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma que é utilizada para ajudar a empresa a verificar a indexação do seu site no Google de maneira correta, é uma plataforma gratuita e que possui ferramentas amplas para os objetivos da empresa.

Em outras palavras, é uma ferramenta do Google que ajuda as empresas a garantirem que seus sites sejam encontrados pelos usuários além de serem indexados de maneira correta, fazendo assim com que ele apareça em todos os mecanismos de busca.

Como funciona o Google Search Console?

De uma maneira geral, para entendermos a forma que o Google Search Console funciona, é preciso analisar essa ferramenta mais afundo, afinal nessa ferramenta existem muitas opções e funções que podem ser utilizadas dependendo do interesse da sua empresa.

Fazendo um breve resumo, o Google Search Console possui diversas ferramentas e também relatórios que ajudam a sua empresa a encontrar possíveis problemas que podem ocorrer no seu site e fazer a resolução dos mesmo de maneira rápida e ágil a fim de que os clientes certos encontrem o seu site.

Vamos mostrar abaixo algumas das possíveis melhorias que o Google Search Console pode fazer em seu site:

  • Uma melhor velocidade no carregamento de suas páginas;
  • Explica de uma maneira geral exatamente de onde vem o seu tráfego;
  • Correção de defeitos do código HTML;
  • Melhoria considerável na estratégia de backlinks;
  • Ferramentas de linkagem interna;
  • SEO, para melhorar o rankeamento de suas páginas no google.

Você pode utilizar também no Google Search Console diversas métricas que podem ajudar a fazer uma análise mais afundo do seu portal.

Search Appearance: Mais conhecida como aparência de pesquisa, e é utilizada pelo Google para fazer análise das imagens, títulos e descrições de todas as páginas que estão indexadas.

Google Index: Uma métrica que é utilizada pelo Google para avaliar seu desempenho em indexar as páginas e também em identificar as palavras chaves que aparecem com mais frequência.

Tráfego de pesquisa: Mostra todos os tipos de pesquisa que as pessoas buscam que as levam a clicar no seu site.

Problemas de segurança: Todo e qualquer tipo de problema de segurança é notificado no Google Search Console e também no seu próprio site.

Como fazer a instalação e configuração do Google Search Console.

Se você realizar algum tipo de pesquisa referente em como instalar e configurar o Google Search Console, você encontra diversos sites ensinando de maneira muito mais aprofundada, Vamos te ensinar de uma maneira mais prática e apenas de uma maneira, diferente dos vários sites que estão ensinando diversas formas e assim podem confundir a cabeça do usuário, vamos lá:

1º- Faça login na sua conta do Gmail, se não tiver uma conta é só criar uma, é simples e rápido.

2º Abra o menu suspenso e clique em Adicionar propriedade;

3º Faça a escolha entre Prefixo de URL e Domínio, logo após digite o endereço de seu site na opção desejada, seguindo o passo a passo da instalação, caso tenha alguma dúvida durante o processo de instalação clique em Saiba Mais.

4º Seguir o passo a passo de instruções de confirmação de propriedade, se você fez a escolha pela opção d domínio no passo a passo anterior é necessário fazer uma alteração no DNS do site, ou se você escolheu a opção de prefixo do URL, a melhor opção é escolher a opção Tag de HTML, assim a verificação se torna muito mais facil e rapida.

5º Após realizar o passo a passo acima em seu domínio, volte ao Search Console e faça uma verificação. Após a realização sua propriedade foi confirmada e estará tudo funcionando de maneira correta.

Otimize o seu site com o Google Search Console

Como já falamos, o Google Search Console é uma importante ferramenta para melhorar o desempenho do site da sua empresa nos mecanismos de busca, isso porque essa ferramenta faz uma análise geral de toda atividade relacionada ao seu site, desde o seu conteúdo, até as linkagens internas e externas.

Obtendo essas informações a ferramenta consegue dar os melhores indícios e soluções para que o seu site seja indexado no Google da melhor maneira e iniciar todas as ações de otimização.

Utilizando o Search Console, vai ser possível distinguir as estratégias e ações necessárias para o site ter mais relevância e visibilidade no Google.

Seguindo todas as dicas e ensinamentos de instalação , o seu site com certeza será posicionado nas primeiras páginas do google, assim aumentando o número de visitas e as vendas de seu negócio.

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem