O que é Link Building?

O link Building é uma técnica de SEO usada para aumentar a confiança que o seu site tem perante ao Google.

Basicamente é você colocar links em outros sites, apontando para o seu site, que você deseja que apareça na primeira página do google. Cada link, passa para o Google uma nota de Relevância de 0 a 100. Por isso não importa a quantidade de links que apontam para o seu site, mas sim a nota de relevância de cada site.

O Linkbuilding é um dos fatores de posicionamentos mais importantes, e deve ser feito de maneira gradativa e crescente. Pois o Google tem algumas regras, que não permitem algumas práticas de linkbuilding, dando maior credibilidade aos links naturais. Links naturais são links que seu blog ou site recebe de outros sites, graças a qualidade do seu conteúdo.

Mas para que o link passe toda essa nota de relevância para o Google ele precisa conter a tag “DO_FOLLOW”. Pois se ele tiver a tag “NO_FOLLOW” ele passa uma relevância reduzida. Outro Fator que ajuda a passar a nota máxima de relevancia de cada site para o seu site, é manter o tema do assunto do Post ou do Blog bem próximos ao tema do site que você irá apontar.

Principais tipos de fontes de links

  • Comentários em Blogs: Alguns Blogs, permitem os leitores comentarem o artigo com um link. Esse tipo de link na maioria das vezes é no_follow, mas é uma estratégia muito boa para o primeiro mês do trabalho de link  onde é muito importante manter a naturalidade para iniciar o seu perfil de link. Para encontrar blogs que permitem comentar com link, pesquise por: “palavra chave”+”commentluv”
  • Forums de Discução: Um Forum funciona como uma rede social onde as pessoas abrem “tópicos” com textos sobre determinado assunto, e os outros usuários podem responder aquele tópico ajudando ou solucionando algum problema. São ótimos para inserir um link para o seu site, pois na maioria das vezes são muito relevantes para o Google.
  • Guest Post: Realizar a postagem de um artigo escrito por você em outro blog, com um link apontando para o site que você quer posicionar. Para conseguir isso é um pouco mais complicado e trabalhoso, porem é uma das melhores e mais efetivas práticas.
  • PBN ou Rede Privada de Blogs: Comprar domínios expirados que já tenham uma ótima nota de relevância e criar uma rede de sites, reais e com conteúdo de qualidade, que posicionem no Google e tragam tráfego para o site. Depois disso inserir um artigo com link para o site que você deseja posicionar.

Nos próximos artigos, você vai entender um pouco mais sobre o que é link building e maiores detalhes sobre cada tipo de fonte de links apontadas agora.

 

WhatsApp Chat
Enviar Mensagem