20 de junho de 2021

Quais são as fontes de tráfego do marketing digital?

Por marcoguimaraes

Você conhece as principais fontes de tráfego do marketing digital? Muitas pessoas acreditam que Marketing Digital se resume a apenas produzir conteúdo e anúncios de produtos e serviços de forma online. Entretanto, apesar deste conceito não estar exatamente equivocado, ele é limitador.

O tráfego é muito importante para quem trabalha com Marketing Digital ou para quem começou um site, um canal ou qualquer outra forma de produção de conteúdo online e espera conseguir muitos seguidores para que seu negócio prospere de forma rápida e consistente.

Para entender mais sobre o mundo do Marketing Digital, tráfego, sua importância para os negócios digitais e como trabalhar com ele, continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre esta área em constante expansão.

O que é marketing digital?

Para entender mais sobre o mundo do Marketing Digital, tráfego, sua importância para os negócios digitais e como trabalhar com ele, continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre esta área em constante expansão.

Em especial, existe toda a logística de planejamento para determinar persona (personagens fictícios que agiriam como prováveis alvos de negócio), Key Performance Indicator (KPI, ferramentas que indicam níveis de desempenho) e metas a serem alcançadas através de pesquisas.

Somente depois de toda essa pesquisa e análise é que entra a produção de conteúdo e, neste âmbito, existem ainda diversas atividades para serem feitas, como os listados a seguir:

  • Identidade visual e branding;
  • Criação de artes para cards e banners;
  • Produção de áudios e vídeos;
  • Produção de textos;
  • Outros conteúdos.

O Marketing Digital trabalha com todas essas etapas, mas para que a engrenagem funcione, os recursos devem ser otimizados para o funil de vendas e para o SEO. Logo depois, vem a parte de divulgação dos produtos ou sites através de e-mails, redes sociais ou mesmo mídias pagas (com anúncios online).

Depois de todo o trabalho feito, ainda restam outras atividades de manutenção, como controle de métricas e automação para que o profissional saiba se a estratégia utilizada funciona ou não, por isso a importância do Marketing Digital para sites.

O que é marketing digital de tráfego?

Após entender o que é Marketing Digital por si só, é importante entender o que é tráfego digital e os benefícios que ele traz para qualquer site.

O Marketing Digital de tráfego trabalha com possíveis interesses que um usuário pode ter ao acessar sites e conteúdo na internet e entregar exatamente aqueles conteúdos mais relevantes para ele.

Por isso, é importante ter em mente que não basta apenas conhecer, mas entender as ferramentas disponíveis para auxiliar esses processos é importante para que o trabalho de Marketing Digital prospere e continue a dar bons resultados.

O que é o tráfego para um site?

O conceito de tráfego é bastante simples: são os acessos de pessoas aos sites e conteúdos produzidos pelo profissional de marketing. O objetivo, no entanto, é fazer com que essas pessoas se tornem audiência.

A audiência consiste em espectadores fiéis que acompanharão diária ou semanalmente (ou seja, com certa frequência) o conteúdo produzido naquele site por interesse pessoal. O contato da audiência pode ser feito através de:

  • Anúncios;
  • Pesquisas em sites de busca;
  • Canais de plataformas de vídeo etc;

Apesar de o tráfego não ser o único recurso utilizado para angariar audiência, ele é o principal, especialmente no começo de qualquer projeto. Ele, inclusive, pode ser orgânico ou pago e esses dois conceitos serão explicados abaixo.

Em resumo, conhece a frase que diz que “a propaganda é a alma do negócio”? No Marketing Digital, a alma é o tráfego.

Por que o tráfego é tão importante?

O tráfego vai dispersar por toda a internet o conteúdo produzido para que mais pessoas tenham alcance ao que é oferecido por eles, por isso, ele é de suma importância para qualquer trabalho de Marketing Digital.

Antigamente, o trabalho de disseminação de conteúdo era através de meios não digitais:

  • Outdoors;
  • Panfletos;
  • Programas de rádio ou de TV.

Alguns desses recursos têm se tornado obsoletos com o passar do tempo, já que não alcançam um número considerável de pessoas.

Por exemplo, outdoors ou panfletos alcançarão apenas pessoas que estejam em um determinado canal de comunicação em um determinado horário e podem ser bastante nichados. Se não for bem planejado contar que atingem pessoas que, muitas vezes, não terão interesse naquele assunto (e, por isso, é importante o estudo da persona).

Por isso, e devido ao aumento da digitalização nos últimos anos, o tráfego digital é tão importante para impulsionar negócios. Através dele são realizados estudos de pessoas e potenciais perfis que se interessam naquele conteúdo específico e se tornarão audiência para sites, o que facilita e auxilia o Marketing Digital.

Um estudo aprofundado do tipo de pessoa, assuntos preferidos por ela, idade, gênero e quaisquer outras informações básicas já ajuda a determinar quais conteúdos serão interessantes para determinados nichos e a capacidade de disseminação via internet é potencializada pela conexão de milhões de pessoas em um só lugar.

O que é tráfego orgânico e tráfego pago?

Como dito anteriormente, a função primordial do tráfego é fazer com que um determinado conteúdo seja dispersado para cada vez mais pessoas, a fim de angariar acessos e, assim, fazer com que o site cresça e converta.

Duas formas de tráfego são o orgânico e o pago. Ambos são importantes para o processo de disseminação de conteúdo e atuam de maneiras diferentes, mas complementares.

Como funciona o tráfego orgânico no Marketing Digital

O tráfego orgânico é como se fosse a versão gratuita do tráfego. Através dele não é necessário pagar por nenhum acesso recebido no site ou por hospedagem nos resultados de procura por um determinado tema.

Por exemplo, quando alguém pesquisa um assunto específico em um site de busca, serão exibidos milhares de resultados com o mesmo tema pesquisado, porque, afinal, um deles pode conter informações necessárias para o usuário que realizou a pesquisa.

Como os resultados de pesquisa aparecem automaticamente, sem que ninguém tenha que pagar por isso, eles se enquadram em uma forma mais orgânica de interação. O usuário vai clicar naquele que chamar sua atenção, sem dar prioridade para conteúdo específicos.

Para aparecer nas primeiras posições das pesquisas e angariar o maior tráfego orgânico possível é necessário seguir algumas estratégias de produção de conteúdo e como ele é estruturado e pensado.

Algumas das ações que devem ser levadas em consideração na estrutura do conteúdo e SEO, como as listadas a seguir, confira:

  • Palavras-chave;
  • Legibilidade;
  • Profundidade do conteúdo;
  • Estrutura de títulos e subtítulos;
  • Variedade no uso de elementos no texto (listas, subtítulos, imagens e Faqs).

Priorizar os elementos citados acima aumentam e muito as chances do conteúdo aparecer nas primeiras posições das plataformas de buscas e assim conseguir aumentar e muito o seu alcance orgânico sobre aquele determinado assunto.

Como funciona o tráfego pago no Marketing Digital

Tráfego pago é quando se faz o anúncio de um serviço, produto ou site em canais e portais e plataformas pagas, para ampliar as possibilidades de alcance e público.

Quando um produtor de conteúdo sente que está na hora de impulsionar ainda mais o seu conteúdo ou produto, ou simplesmente quer que, já de início, esses componentes atinjam muito mais pessoas e/ou um público mais específico que podem se interessar por eles, é interessante entrar com o tráfego pago.

Isso porque esta modalidade permite que o conteúdo apareça em diversos outros lugares, não somente quando um assunto específico é pesquisado e postado.

O tráfego pago vai fazer com que o conteúdo de um site seja dispersado em outros lugares, como:

  • Outros sites,
  • Redes sociais,
  • Sites de pesquisa (os marcados como “Anúncio”).

A importância do tráfego pago é que ele possibilita que o conteúdo seja enviado para mais pessoas que não tenham acesso somente a conteúdos e grupos nichados. Ao considerar que o usuário utiliza a internet para encontrar assuntos de seu próprio interesse, é importante ter em mente a forma como esses conteúdos chegarão a ele.

Quais benefícios os dois trazem?

Ambas as modalidades de tráfego são importantes para que haja aumento de acessos em qualquer site. Se combinadas, a fórmula para o sucesso do Marketing Digital é criada.

Por exemplo, os algoritmos utilizados por redes na internet permitem que determinados conteúdos cheguem a pessoas específicas. Se alguém pesquisa sobre finanças e consome esse tipo de conteúdo organicamente, através dos dados salvos pelos algoritmos, o tráfego pago pode fazer sua função.

O usuário receberá diversos anúncios sobre aquele tema (e outros, também) quando acessar sites que possuem adsense, postagens patrocinadas nas redes sociais (Instagram, Facebook), anúncios em plataformas de vídeo (YouTube, TikTok), etc.

Assim, as chances daquele usuário acessar o site promovido são maiores e, não apenas ele, como diversas outras pessoas poderão ter acesso ao mesmo conteúdo quando a utilização da combinação destas duas modalidades é posta à mesa.

A entrega do tráfego pago é realizada, principalmente, para pessoas que já acessaram determinados conteúdos de forma orgânica, porque a certeza de interesse é maior do que para pessoas que nunca pesquisaram ou demonstraram interesse sobre aqueles assuntos.

Como posso consultar o tráfego do meu site?

Existem algumas formas de consultar tanto o SEO quanto o tráfego de um site. Inclusive, de otimizar essas funções para que o site receba ainda mais acessos de pessoas que podem não ter visto aquele conteúdo e que podem ser os melhores amigos de quem trabalha com Marketing Digital.

Uma delas, por exemplo, é através do Google Analytics do próprio Google. Ele analisa qual a situação geral do tráfego, de onde ele vem com mais frequência, quantidade de usuários que acessam esta conta, a taxa de rejeição, duração média das visitas, outra solução para isso é o plugin ExactMetrics etc.

Através disso, fica mais simples ter controle de quais estratégias funcionam ou não para angariar um site e seu conteúdo.

Outra ferramenta é o Facebook Ads, para tráfego pago, que além de impulsionar o conteúdo de um site mostra quantas pessoas tiveram acesso a ele através da ferramenta, o número de acessos, os dados de cada um e muito mais para facilitar o Marketing Digital.

Quais tipos de conteúdo são melhores para tráfego orgânico? E para o pago?

No geral, não existe um tipo de conteúdo x melhor ou pior para tráfego pago. Se as estratégias de SEO forem seguidas, a tendência é que os resultados aconteçam gradativamente.

No entanto, é interessante que o conteúdo criado seja nichado, por exemplo, um canal do YouTube, com público nichado, é um dos melhores para esta modalidade. Isso porque atinge um maior número de acessos com interesses em comum, outros exemplos são:

  • Maquiagem;
  • Estilo de vida;
  • Jogos de videogame;
  • Aulas e informações etc.

São conteúdos que atingem um público mais seleto, mas ainda assim, maior dentro do tráfego orgânico. Isso porque esses usuários que acessarem este tipo de conteúdo por vontade própria e, pela produção de conteúdo ser focada em um tema em comum, se mantém.

O interessante de produzir o mesmo conteúdo em diversos formatos é que fica mais fácil atingir outros públicos que preferem estes outros formatos, mas que se interessam por esse mesmo tema. Blogs, sites, podcasts e redes sociais são exemplos de formatos diferentes dentro do Marketing Digital que chamam atenção de outros públicos.

Já para o Marketing Digital de tráfego pago, os melhores e mais indicados são produtos. Isso porque os anúncios aparecerão em sites relacionados e costumam ter um espaço específico para este tipo de conteúdo.

Venda de cursos, roupas, livros, comida e materiais são exemplos de produtos mais facilmente impulsionados pelo tráfego pago no Marketing Digital.

Quais são as fontes de tráfego do marketing digital?

Além dos tráfegos pago e orgânico, existem outras formas de tráfego utilizadas pelo Marketing Digital. Elas serão apresentadas a seguir.

O tráfego direto, por exemplo, é como uma consequência dos outros tipos de tráfego. É quando as pessoas compartilham diretamente um conteúdo com as outras ou quando as redes sociais entregam esse conteúdo por frequência de produção.

O tráfego por referência é outro tipo, quando, por exemplo, um site escreve um artigo e coloca o link clicável de outro site dentro deste artigo. Os usuários que acessarem este link atuarão através do tráfego de referência.

O tráfego por e-mail, por sua vez, é bem como o nome sugere. Quando os sites enviam atualizações, promoções ou informações de conteúdo e produtos através de e-mails que os usuários acabam por acessar.

Todas essas formas de tráfego possibilitam ao Marketing Digital manter os sites e conteúdo em funcionamento e constante produção, para que sempre haja ganhos e, cada vez mais, uma crescente no número de acessos. Assim, todo mundo ganha com isso.

Cursos na área de marketing e marketing digital que eu posso fazer

Existem alguns cursos na área de Marketing Digital que podem auxiliar pessoas interessadas a ingressar na área ou mesmo profissionais experientes que gostariam de se aperfeiçoar. Todos eles são certificados, gratuitos e legalizados. Segue a lista com alguns deles:

Curso de Marketing Digital e Mídias Sociais

Curso de Marketing Digital e Mídias Sociais da Pensar Cursos é uma boa opção para quem quer aprender de uma maneira fácil e no seu tempo. Isso porque o curso é bem completo, mas respeita o tempo de aprendizado do aluno.

Além disso, o curso é online e gratuito. O único recurso pago é o recebimento do certificado, mas esta parte é opcional. Vale a pena conferir!

Curso de Marketing e Gestão Empresarial

Curso de Marketing e Gestão Empresarial da Unova é outra opção, com outros detalhes que podem interessar quem quer uma visão mais empresarial do assunto. Assim como o anterior, o curso é Livre (acompanha a disponibilidade do aluno) e gratuito, exceto pelo certificado.

Além disso, no site é possível ver as avaliações dos alunos e outras informações importantes para que o aluno se sinta seguro ao ingressar nos seus estudos.

Curso de SEO Gratuito

Outro curso da Unova, o Curso de SEO Gratuito auxilia na parte de estruturação do SEO e é muito importante para quem quer trabalhar efetivamente com Marketing Digital. Assim como os outros, o aluno só paga o certificado.

Curso Marketing de Conteúdo

Curso Marketing de Conteúdo da Rock University é bastante indicado para quem quer aprender a engajar determinado conteúdo e crescer na área de Marketing Digital. O curso é bastante completo por abranger uma área específica do Marketing Digital. Além disso, o certificado é gratuito e, para recebê-lo, é necessário apenas realizar uma prova.

Curso Gratuito Inbound Marketing

O último curso também é da Rock University, o Curso Gratuito Inbound Marketing é um curso voltado para o “marketing de atração”, também bastante importante para quem quer fazer seu conteúdo prosperar.