13 de outubro de 2021

Como Conseguir Trafego Orgânico

Por marcoguimaraes

 O tráfego é a razão da existência de qualquer site, pois sem as pessoas para consumirem o conteúdo que aquele site está oferecendo, de nada adianta ele existir.

Porém não é qualquer tipo de tráfego que irá fazer com que o seu site ou qualquer outro site consiga monetizar e se manter no ar.

Existem três tipos de tráfego:

tráfego direto:

É o tráfego de pessoas que digitam o endereço do seu site no navegador, e acessam ele diretamente. Também podem ser pessoas que pesquisam a sua marca ou nome da sua empresa no Google e acessam o seu site, esse é conhecido como tráfego de marca mas pode ser considerado também como tráfego direto.

Tráfego pago:

É o tráfego que vem de campanhas no Google ou Facebook e Instagram. Existem outros portais que vendem tráfego por meio de anúncios menos relevantes. Esse tráfego é muito mais previsível porém muito mais caro.

Tráfego orgânico:

É o tráfego que vem de pessoas que pesquisaram uma determinada palavra e encontraram o seu site na primeira página do Google, também podem ser visitantes que vieram de uma rede social, por meio de uma postagem de algum amigo ou página.

Com certeza é muito importante receber esses três tipos de tráfego. Mas o tráfego orgânico é o que mais pode trazer lucratividade e escala para um site.

Mas para conseguir isso você precisa saber que existe o tráfego orgânico qualificado, que atrai pessoas que realmente querem comprar ou contratar de você. Mas também existe aquele tráfego orgânico que só traz pessoas curiosas que ainda estão pesquisando, que até entram em contato com você mas dificilmente viram clientes.

Desde que eu abri a agência venho buscando técnicas para aprimorar a minha habilidade de encontrar as palavras que podem atrair mais vendas para os meus clientes.

Por isso eu consegui desenvolver um método que já foi testado e validado em mais de 200 clientes, onde eu estudo toda a jornada que o usuário faz no Google. Quais palavras ele pesquisa no topo do funil, no meio e finalmente no fundo do funil, que é quando ele já toma uma atitude, mação de compra ou contratação.

Para conseguir esse tipo de tráfego orgânico, você precisa pensar como o seu cliente. Tente imaginar quais seriam os primeiros pontos que usuário iria pesquisar antes de querer contratar ou comprar de você. Você pode fazer pesquisas no Google e analisar as palavras que ele te sugere. Pois essas pesquisas costumam ser feitas pelas pessoas após essa primeira pesquisa o que te ajuda a identificar a jornada do seu usuário

Apesar do tráfego orgânico ser muito lucrativo demora muito para ver retorno, é necessário investir por um período de quatro a seis meses, sem ver nenhum resultado. Mas a vantagem é que após o resultado começar aparecer, ele não para de crescer. Mesmo que você sempre faça o mesmo esforço mês a mês, os seus resultados serão cada vez melhores. 

Você deve usar o tráfego orgânico visando o médio a longo prazo, mas se você está em busca de um resultado imediato, o ideal seria o tráfego pago.