SEO para médicos
17 de outubro de 2021

Como aumentar agendamentos de pacientes sem aumentar o investimento em anúncios.

Por marcoguimaraes

Investir em tráfego pago é muito conveniente para conseguir resultados imediatos, mas acaba tendo um custo muito alto e bastante concorrência.

Investir em tráfego orgânico pode ser mais lucrativo e ter um custo muito menor, porém os resultados não são imediatos, eles levam de 4 a 5 meses para começarem a aparecer, mas o que compensa esse fato, é que os resultados são cumulativos e nunca param de crescer.

Eu recebo muitas pessoas nas auditorias de SEO grátis que eu ofereço no meu site, reclamando de terem tido péssimas experiências com outras empresas ou profissionais no mercado. Vendo essa enorme janela de oportunidade, eu entendi que as outras agências só conseguiam vender SEO, por estarem entregando ele em um pacote de serviços que já tinham surtido efeito satisfatório posteriormente para o cliente.

Talvez você já tenha contratado alguém para fazer o SEO do seu site, mas não teve o resultado que esperava, ou talvez você tenha até duvidado da real eficácia da estratégia de tráfego orgânico, se fechando para ela e seguindo com outras estratégias para atrair tráfego e clientes. 

Mas o que eu posso te dizer é que se você tem uma campanha de tráfego pago que já está trazendo uma média lucratividade para o seu negócio, adicionar a estratégia de tráfego orgânico iria multiplicar os seus resultados além de diminuir o seu custo por cliques, pois os usuários iriam passar a se engajar muito mais com o seu conteúdo. 

Ou então você também pode fazer uma estratégia de tráfego orgânico com performance na, iniciando o trabalho com palavras de fundo de funil, que irão trazer mais usuários na fase de compra ou contratação do seu produto ou serviço. Assim, com 3 meses de trabalho você não irá receber apenas mais visitas, como também muito mais vendas ou contratações.

Você deve estar se perguntando o que são palavras de fundo de funil…

Vem que eu te explico:

Todo usuário da internet ao iniciar uma pesquisa no Google, começa pesquisando termos mais genéricos, depois passa a pesquisar termos um pouco mais específicos e finalmente passa a pesquisar termos de ação, que irão gerar uma ação em compra ou contratação de algum tipo de produto ou serviço.

Você deve levar em conta que já existem várias outras empresas ou pessoas tentando ficar nas primeiras páginas do Google para palavras chaves que muitas pessoas buscam.

Então é muito importante escolher palavras chaves de baixa concorrência, porém com um volume de buscas razoável. Poucas pessoas levam em consideração, é em quais categorias de produtos ou serviços iniciar o trabalho de SEO. É preciso antes analisar onde você tem maior diferencial de preço ou qualquer outro detalhe que possa fazer o seu cliente enxergar mais vantagem em contratar você que está em primeiro e não outro concorrente que também esteja na primeira página do Google.

Porque uma coisa é você posicionar palavras chaves aleatórias em primeiro no Google, atraindo todo tipo de pessoa, as que só estão pesquisando e também as que já estão para tomar a decisão de compra ou contratação.

Por isso, você precisa analisar a jornada que o usuário faz no Google, quando quer comprar ou contratar o seu produto ou serviço.

Veja abaixo como funciona a jornada de compra


de uma pessoa que está interessada em comprar uma TV Led da Samsung, de 32 polegadas:

1- Primeiro ela pesquisa pela palavra mais genérica, “tv led”. Depois que ela se depara com vários tipos e tamanhos, ela agora busca por uma palavra mais específica, como “tv led 32”, porque esse é o tamanho que ela precisa.

2- Depois disso o usuário digita a marca do produto que ela acabou escolhendo em outros sites que visitou e comparou os detalhes de cada um deles. Por isso ela pesquisa agora por “Tv led Samsung 32”.

como conseguir trafego orgânico

3- E Finalmente o usuário pesquisa pelo melhor preço, pois já sabe de todos os detalhes que precisava, já decidiu que gostaria de um produto específico, só pretende tentar encontrar a melhor oferta de preço. Essas são as palavras de ação ou de conversão.

Então identificando as palavras de cada fase da jornada de busca do seu cliente, você terá mais efetividade tanto na sua campanha de anúncios, quanto na sua campanha de SEO, posicionando tanto para as palavras de pesquisa, quanto para as palavras de conversão, que costumam atrair mais pacientes para o seu consultório.

Veja a prova de que isso funciona

Nós aplicamos essa estratégia em um dos nossos clientes de saúde, o Morgan da Omens (clinica de ejaculação precoce) e veja abaixo o gráfico de trefego orgânico do site omens.com.br

Depois de ajudar o cliente Omens a conseguir todo esse resultado, veja qual o feedback dado para nós da MK Art:

Se você tem interesse em aplicar essa estratégia na sua clinica, solicite agora uma:

AUDITORIA SEO GRÁTIS