10 de fevereiro de 2022

11 Dicas para usar o WhatsApp na sua próxima campanha de marketing

Por marcoguimaraes

As campanhas de marketing são ferramentas muito úteis para impulsionar negócios de todos os tipos. Por isso, elas têm sido uma escolha recorrente de estratégia de grandes empresas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como usar o WhatsApp na sua próxima campanha de marketing, agregando novos recursos e benefícios ao seu projeto.

O que é uma campanha de marketing?

As campanhas de marketing são como promoções que visam atingir uma meta ou objetivo específico em um período determinado.

Alguns desses objetivos podem ser:

  • aumentar os lucros e vendas da empresa,
  • captar leads,
  • lançar um novo produto.

Por que desenvolver campanhas de marketing?

As campanhas de marketing auxiliam as empresas na busca de seus objetivos de maneira estratégica utilizando ferramentas de divulgação, comunicação e relacionamentos.

Além disso, as campanhas de marketing influenciam diretamente no posicionamento de uma marca, bem como no engajamento com o público e os resultados obtidos.

Por que utilizar aplicativos e redes sociais e como eles podem agregar à minha campanha?

Ao iniciar o planejamento de uma campanha de marketing, é importante ter em mente que você deve buscar os seus leads e novos clientes, onde quer que eles estejam.

Atualmente, a maioria das pessoas está nas redes sociais e as usam com muita frequência. Por isso, utilizá-las como aliadas é uma escolha inteligente.

Dicas para usar o WhatsApp na sua próxima campanha de marketing

O WhatsApp é uma das redes sociais mais populares atualmente, tanto em meio às pessoas físicas quanto às empresas. Confira, abaixo, algumas dicas para usá-lo na sua próxima campanha de marketing da melhor maneira e alcançar maiores resultados.

1. Use senhas

Utilizar senhas no seu smartphone e WhatsApp protege não somente as suas informações como também os dados dos seus clientes adquiridos durante a campanha de marketing. Por isso, habilitar as funções de segurança é um passo primordial.

2. Garanta que o seu dispositivo seja certificado

Consultar e confirmar de que o seu dispositivo seja certificado garantirá a confiabilidade do aparelho usado.

3. Cuidado com a segurança do seu WhatsApp

É muito importante ter em mente que, assim como muitas empresas utilizam a tecnologia visando o avanço da economia e da proximidade com o cliente, diversos hacker e profissionais mal intencionados estão à espreita para roubar informações.

Por isso, informe-se sobre as possíveis fraudes e as garantias de segurança para o WhatsApp. Assim, evitará a incidência de problemas dessa natureza durante a sua campanha de marketing.

4. Faça um perfil empresarial

Ter um perfil empresarial no WhatsApp trará à sua campanha de marketing um tom mais sério e profissional.

Além disso, habilitando a conta Business do aplicativo, você receberá acesso a outras funcionalidades que agregarão às estratégias utilizadas.

5. Faça listas de transmissão

As listas de transmissão do WhatsApp facilitarão a comunicação e o envio de notificações aos seus clientes, mesmo após o encerramento de uma campanha de marketing.

Elas consistem em uma relação de contatos para os quais você escreve uma mensagem e, de uma só vez, envia para centenas de pessoas, ao passo que os destinatários receberão as mensagens individualmente.

6. Faça um bom planejamento

O planejamento é essencial em toda e qualquer estratégia de marketing. Assim sendo, para efetuar uma boa campanha utilizando o WhatsApp, é necessário ter todos os passos e conceitos bastante claros.

Antes de iniciar a parte prática, pense:

  • Quais são os tipos de conteúdos que enviarei?
  • Qual é o melhor horário para abordar os meus clientes?
  • Qual será o motivo do envio de cada mensagem?

Fazer isso lhe proporcionará uma comunicação oportuna e passará a mensagem correta sem desrespeitar o espaço do consumidor.

7. Envie mensagens breves

Assim como no email marketing, comunique sem ser invasivo. Seja objetivo e não mantenha um fluxo alto demais quanto ao envio de mensagens.

Visto que este espaço pode ser um pouco mais íntimo e/ou pessoal, procure fazer com que o cliente domine a conversa e não o contrário.

8. Avalie suas métricas

Meça seus resultados e avalie as métricas obtidas. Assim, você saberá o tipo de abordagem que funciona e o que deve ser melhorado.

9. Desenvolva um relacionamento com seus clientes

Mantenha contato com os seus leads e clientes sempre que possível, sem exceder o bom senso.

Vale lembrar que, para desenvolver um relacionamento próximo com os seus clientes, não é necessário chamá-los exclusivamente para oferecer produtos ou serviços. 

Datas comemorativas, consultorias e mensagens periódicas são excelentes técnicas de abordagem.

10. Esclareça dúvidas

Coloque-se à disposição para esclarecer as dúvidas de seus clientes, não somente durante a campanha de marketing, já que o pós-vendas é um grande fator influenciador para fidelizar o consumidor. 

Fazer isso via WhatsApp, por mensagens, vídeos ou áudios facilitará a comunicação e proximidade entre as partes.

11. Disponibilize um catálogo online

O catálogo online do WhatsApp torna a aquisição dos produtos-chave da sua campanha de marketing ainda mais prática, já que proporciona autonomia ao cliente. Nele, é possível visualizar dados, como descrições, fotos, valores e outras informações de diversos itens.

Tendo em mente esses passos fundamentais para uma boa e efetiva campanha de marketing, comece agora a planejar as suas estratégias e abordagens.

Não esqueça de salvar este conteúdo para não deixar passar nenhum dos pontos citados e envie para a sua equipe. Assim, todos estarão com o pensamento alinhado e focados no sucesso absoluto!